raquelkogan
vis.ta


2004

 

fotoarte 2004

vis.ta sf (fem de visto)
1. O sentido da visão 2. O globo ocular 3. Paisagem que se vê a partir de algum ponto 4. O que se vê 5. Panorama, cenário 6. Abertura, fenda ou ponto pelo qual se pode avistar alguma coisa 7. Foto de uma paisagem 8. Opinião que se tem sobre um assunto, ponto-de-vista 9. A pintura, o desenho de uma paisagem 10. Maneira como as coisas se apresentam ao olhar

Vista primeira: quadros/caixas brancas (medindo 20x30cm) pendurados na parede , aparentemente sem imagem, vê-se somente um vidro branco. Vista segunda: o espectador interage com esse objeto sem conteúdo algum, para que ela se transforme em uma obra. Para isto é preciso apertar o botão que está na moldura do quadro, quando isto for feito o vidro (que é um vidro especial) fica transparente e ao fundo se vê a foto uma paisagem de Brasília. Mas, não uma paisagem qualquer, é a vista do local atrás da parede onde a obra esta colocada, isto é como se fosse um “buraco” na parede, quando o vidro fica translúcido você "vê" o que esta atrás da parede.

view n.
1 sight: 2 the eye(s) 3 visor 4 outlook, vista, prospect. i5 purpose, intention, plan.

First vista: frames/white boxes (measuring 20x30 cm.) hanging on a wall, apparently without an image inside, all you see is white glass. Second vista: spectator interacts with the object that has no apparent content for it to be transformed into a work. In order to do that he must push a button placed on the frame. Then the white glass (of a special type) becomes transparent and a photo appears inside the object. But it isn’t a simple view; it is a view of the place behind the wall where the picture has been placed, as if a “hole” had been dug on the wall, allowing you to “see” what is behind it when the glass became translucent.