memo_ando

(com Lea van Steen) _ 2008

instalação interativa

lat. memorandus,a,um - 'que deve ser lembrado', gerundivo de memoráre 'memorar, lembrar, relembrar, celebrar e, na linguagem familiar, 'contar, dizer'; ver memor Digno de memória, memorável.

memo_ando é um jogo de memória que usa como controle remoto um celular Nokia N73 ou um teclado numérico customizado. O objetivo do jogo é encontrar todos os pares que são formados por vídeos de bocas que falam pequenas frases de autores diversos.

Instruções: 1- Com o celular selecione o número desejado tentando achar os pares no monitor 1. Tente fazer isso até que todas as figuras encontrem seus pares. 2- Quando um par é achado, a imagem deste toma toda a tela do monitor 1, com o vídeo da frase completa. 3- Se você errar, não tem problema : as escolhas que não formam pares, fazem parte de um vídeo em looping no monitor 2. São vídeos de bocas falando as pequenas frases, colocadas uma apos a outra na seqüência de escolha feita por todos jogadores do monitor 1, formando assim uma memória do jogo que depende dos interatores.

memo_ando aproveita da experiência passada (a leitura de frases de autores diversos, feita por várias pessoas) ao mesmo tempo que realiza uma nova experiência (um vídeo em looping se formando em tempo real conectando todas essas frases), utilizando um computador para gerenciar estas duas ações. As escolhas dos interatores agem e conduzem a evolução do jogo, formada por camadas superpostas, andando de mão em mão.

interactive installation

mem.o.ran.dum - short note designating something to be remembered, esp. something to be done or acted upon in the future; reminder a record or written statement of something, an informal message.

memo_ando is a memory game controlled by a Nokia N73 cell phone used as a remote control or a numeric keyboard. The purpose of the game is to match equal image pairs.

Instructions: 1- Using the cell phone or the keyboard, choose a number trying to match the pairs in monitor 1. Keep doing that until you match all images with their equal pair. 2- When a match is found, monitor 1 will show it full screen. 3- If you miss it, there’s no problem: numbers chosen that do not find its match will be shown as a looped video in monitor 2. The videos show mouths speaking small sentences, one after another in a sequence established by the player in monitor 1. The result is a memory of the game itself created by interactors.

memo_ando dwells on a past experience (the reading of different authors’ quotes by a number of people) while creating a new one (the looped video happening in real time and connecting all these quotes), both actions managed by a computer. Interactor’s choices acts and conducts the way the game evolves forming overlaid layers that go hand in hand.